- Segundo a Associção Internacional para o Estudo da Dor, dor é uma "experiência sensitiva e emocional bem desagradável". Essa associação elaborou uma escala de 0 a 10 de intensidade de dor. Todas as dores apresentadas abaixo possuem escala definidas como 9 ou 10, é importante frisar que esse não é um ranking das piores dores. Pois todas são igualmente insuportáveis.
10 - Cólica Renal: São as mal-afamadas pedras no rim. Os episódios mais doloridos ocorrem quando a pedra se move pelo uretér (canal que liga rim e bexiga).
9 - Infarto: O tipo mais penoso é o infarto agudo do miocárdio, em que o músculo cardíaco sofre dor súbita e aguda.
8 - Dor do parto: Eu não sou mulher, mas com certeza partos normais sem anestesia podem ser horrendos.
7 - Dor de dente: A barra mais pesada é a do abcessos (inflamação do pus) na raiz. Se não for drenado, pode provocar calafrios de dor até ser aplicada alguma anestesia.
6 - Dor de cabeça: Não estamos falando de qualquer dor, mas das pesadas enxaquecas severas e da vevralgia do trigêmeo (nervo do pescoço e do rosto)
5 - Cólica Biliar: Assim como na cólica renal, a dor da popular "pedra na vesícula" é bem pior quando a pedra se movimenta.
4 - Lombalgia aguda: Essa dor súbita nas costas costuma ser causada por uma ruptura ou lesão de hérnia de disco.
3 - Neurite herpética: É uma infecção 'casca-grossa' causada por um vírus. A dor fica desesperadora quando atinge o nervo intercostal, junto às costelas.
2 - Gota: Causada por um acúmulo de ácido úrico, essa inflamação intensa é mais dramática quando atinge o dedão do pé.
1 - Hipertensão Intracraniana: O rompimento de uma artéria no cérebro causa um aumento progressivo da pressão dentro do crânio. A dor aumenta até se tornar totalmente insuportável.
Fonte: Revista SuperInteressante
Continue lendo >>